Trata-se de Unidade de Conservação localizada no município paulista de Avaré, com área de 719,02 hectares, cujo objetivo é “a preservação dos ecossistemas e processos ecológicos em zona de contato entre o Cerrado e a Mata Atlântica, de grande relevância ambiental, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental em contato com a natureza”. (art. 2º, Dec. 56.616/2010).
Segundo a FAPESP, “Hoje, o bioma detém apenas 0,83% de sua vegetação original, o que evidencia a importância da preservação. Foram encontradas 113 espécies de aves, sendo três ameaçadas de extinção, e dez mamíferos, dois em risco.”
A ESEC Avaré é resultado da transformação de uma unidade de uso múltiplo sustentável (Floresta Estadual Andrade Silva, localmente conhecida como Horto Florestal) em uma unidade de proteção integral, o que, inquestionavelmente, representou um grande ganho sócio-ambiental.
Atenção: Há uma outra área em Avaré também conhecida popularmente como Horto Florestal, cuja denominação oficial é Floresta Estadual de Avaré, mas esta situa-se quase nos limites do perímetro urbano do município e possui apenas 95 hectares.
Tanto a ESEC quanto a FLOE são administradas pelo Instituto Florestal de São Paulo.
Consta do Blog do Centro de Estudos Ornitológicos (CEO) que “Por iniciativa do pesquisador Hideyo Aoki, responsável pela Floresta de Avaré, foi proposta ao Instituto Florestal do Estado de São Paulo, órgão da Secretaria do Meio Ambiente, a criação da Estação Ecológica de Andrade Silva, que resguardará componentes significativos da vegetação que originalmente ocorria em seu solo.
O Horto Florestal de Andrade Silva, com uma área de 720,39 ha, foi criado pela Estrada de Ferro Sorocabana, para o plantio de espécies de eucalipto, para atender as necessidades madeireiras, principalmente peças de dormente e lenha para caldeira. Com a desativação de grande parte das ferrovias do Estado, áreas de reflorestamento como a do Horto Andrade Silva, foram transferidas para a guarda do Instituto Florestal. Os poucos eucaliptos remanescentes e a idade do reflorestamento, permitiu que a vegetação natural se desenvolvesse em sub-bosque.
Considerando que a cobertura vegetal natural em regeneração nessa área é formada por vegetação de cerrado, bioma que originalmente ocorria nesta região e que hoje encontra-se distribuído em inúmeros fragmentos de pequena dimensão no Estado de São Paulo, e que a área do Horto Florestal Andrade Silva, após a sua recuperação total, será um fragmento representativo deste bioma na região, formando com a vegetação ciliar do rio do Novo um excelente corredor para as espécies animais e vegetais, a proposta de mudança da categoria do Horto para unidade de conservação de proteção integral, categoria de manejo de Estação Ecológica, é a melhor forma de resguardar seus atributos naturais”.
Na página da internet mantida pelo Instituto Florestal não há nenhuma informação sobre a Estação Ecológica.
A ESEC dista aproximadamente 30 Km da área urbana de Avaré, de modo que a obtenção de alojamento, alimentação e outros serviços não será problema para quem deseje visitar o local. Cumpre assinalar que Avaré é uma Estância Turística bem provida de todos os serviços necessários a uma estadia tranqüila.